Bandeira do orgulho Escoliossexualidade/Ceterossexualidade
- Mujigae Publisher
- 18 de jun. de 2024
- 2 min de leitura
História e Significado:
A bandeira escoliosexual é um símbolo que representa a orientação sexual skoliosexual, que se refere à atração por pessoas de identidades de gênero não-binárias, agênero, de gênero fluido, genderqueer ou intersexuais.
A bandeira skoliosexual apresenta cinco listras horizontais, que variam em cores e significados:
Amarelo: Representa a atração pela não-binaridade ou por identidades de gênero não-binárias.
Branco e Preto: Simbolizam a atração por pessoas agênero, que não se identificam com nenhum gênero ou de gênero neutro.
Verde: Representa a comunidade queer, bigênero ou diferentes identidades de gênero e manifestações de atração que fogem da cisgeneridade.
A bandeira skoliosexual foi criada para oferecer visibilidade e reconhecimento àqueles que experimentam atração por identidades de gênero fora do binário tradicional masculino/feminino. A palavra "skoliosexual" tem sua origem no grego "skolio", que significa "torto" ou "desviante", refletindo a natureza da atração por identidades de gênero não-conformes. Essa orientação sexual é uma parte importante da diversidade LGBTQIA+ e é celebrada como tal dentro da comunidade.
Não encontramos representatividade dessa orientação sexual na mídia, cinema, quadrinhos ou literatura, então decidimos trazer um pouco mais de informações para explicar melhor a Escoliossexualidade. Embora o termo escoliossexual tenha sido amplamente utilizado pela comunidade LGBTQ+, gerou polêmica, pois é frequentemente debatido se é o termo correto a ser usado. A razão para isso é porque vem da antiga palavra grega “skolio”, que significa “curvado” ou “torto”.
Isso poderia implicar que indivíduos não binários ou transgêneros estão “errados”. Muitos preferem o termo “ceterossexual”, que vem da palavra latina para “outro” e tem um tom menos negativo.
Stephanie Buehler, Psy.D, terapeuta sexual certificada e fundadora do The Buehler Institute disse ao http://Shape.com : "Rotular pessoas transgênero e não-conformes de gênero como 'tortos' é estigmatizante porque a palavra 'torto' tem vários significados, alguns dos quais são claramente negativos."
Vocês conheciam a nomenclatura para essa atração afetivo-sexual?
Você se considera um ceterossexual? Obrigado por ler, lembre de curtir, comentar e compartilhar!
Komentar