Bandeira do orgulho Assexual
- Mujigae Publisher
- 8 de jun. de 2024
- 3 min de leitura
História e Significado:
A bandeira assexual foi criada para representar a comunidade assexual e suas diversas identidades. A bandeira foi desenvolvida em 2010 como resultado de uma votação pela comunidade no fórum AVEN (Asexual Visibility and Education Network), um dos maiores e mais ativos grupos dedicados à assexualidade. A bandeira foi escolhida para promover a visibilidade, a aceitação e o orgulho dentro da comunidade assexual e além.
A bandeira assexual é composta por quatro faixas horizontais, cada uma com seu próprio significado:
Preto: Representa a assexualidade, quando não há atração sexual
Cinza: Simboliza a gray-asexualidade (ou gray-A) e a demissexualidade, que se situam na área cinzenta entre a sexualidade e a assexualidade.
Branco: Representa a comunidade não assexual (aliados e pessoas sexualmente ativas que apoiam a causa assexual), simbolizando a inclusão e o apoio à comunidade assexual.
Roxo: Simboliza a comunidade e a solidariedade, representando a unidade dentro da diversidade das experiências assexuais.
Representatividade importa!
Celebridade
Yasmin Benoit é ativista, escritora e modelo. Benoit criou a hashtag #ThisIsWhatAnAsexualLooksLike e usa sua plataforma para corrigir equívocos que as pessoas têm sobre a aparência, o vestuário e o comportamento dos assexuais. Ela também escreve sobre como é ser uma mulher negra assexual e arromântica, e debate sobre raça, gênero e queeridade, que muitas vezes é pouco discutida nos espaços tradicionais. Em 2021, Benoit foi cofundadora do Dia Internacional da Assexualidade. Icônica!
No cinema
Levi Danube, personagem do filme “Something in the dirt” de 2022, admite ser assexual, dizendo: "Nunca me senti atraído por ninguém. E isso é muito difícil de explicar às pessoas que eu estaria interessado em namorar."
Isaac Henderson é um personagem da adaptação da história em quadrinhos Heartstopper. Na segunda temporada da série lançada em agosto de 2023, Isaac é apresentado a James; um estudante assumidamente gay em sua escola. Embora James expresse claramente sua paixão por ele, fica claro que Isaac se esforça para entender por que não consegue retribuir os sentimentos de James. Isaac descobre a terminologia 'assexual arromântico' em uma exposição de arte queer e depois de mais leituras e pesquisas pessoais, ele finalmente aceita ser um aro-ace ao entrar na biblioteca da escola e orgulhosamente pegar “Ace: O que a assexualidade revela sobre o desejo e a sociedade” e também “O significado do sexo”, um livro sobre assexualidade de Angela Chen. Antes do lançamento da segunda temporada, a criadora de Heartstopper Alice Oseman confirmou no Twitter que Isaac é assexual aromântico.
Sarah "O" Owens de Sex Education é apresentada como terapeuta sexual rival de Otis na 4ª temporada. Ela se apresenta assexual no episódio 5. A personagem foi desenvolvida com a orientação da ativista assexual Yasmin Benoit.
Nos quadrinhos
Gwen Pole, da Marvel durante a temporada da escritora Kelly Thompson em "Vingadores da Costa Oeste” (2018), Gwen inicia um relacionamento romântico com Quentin Quire. No entanto, mais tarde ela admite que só o fez porque sentiu que um enredo romântico a tornaria menos personagem coadjuvante na trama e, portanto, com menor probabilidade de morrer.
Em 2023, foi então confirmado que Gwenpool era assexual e arromântica durante seu arco de história na série Love Unlimited. Durante este arco, ela mantém um relacionamento com Julie Power e descobre o que significa ser assexual depois que Julie sugere a possibilidade. Em Marvel's Voices: Pride de 2023, Gwen então tenta formar uma "Força Ace" com outros personagens assexuais, ao mesmo tempo que envia uma mensagem para qualquer "pessoa ace" que estiver lendo dizendo: "Você não está sozinho!"
Nos jogos
Maya, de Borderlands 2 (dublada por Martha Harms) foi descrita como assexual e romanticamente atraída por Kreig (embora não saiba nada sobre romance).
Quando criança, Maya foi identificada como uma Siren e entregue à "Order of the Impending Storm" ( em inglês, Ordem da Tempestade Iminente), a ordem dominante em Atenas (seu planeta natal). Ela treinou seus poderes de Siren em segredo até virar adulta, quando os monges a apresentaram ao público como deusa e salvadora. Irritada com a rigorosidade da ordem, ela decidiu que queria se aventurar, expressando interesse em ir para Pandora para aprender mais sobre sua linhagem Siren. Eventualmente ele descobriu que ela estava sendo usada pela ordem como uma ameaça ao povo de Atenas para extorqui-los e forçar sua obediência. Após usar seu "Phaselock" para executar o Irmão Sophis (seu manipulador), ela se dirigiu a Pandora com o intuito de saciar sua curiosidade sobre as Sirens.
E você? Conhece outros personagens no espectro ace? Vale os canon e headcanon 🖖
Commentaires