top of page

Saúde Mental

  • Foto do escritor: Mujigae Publisher
    Mujigae Publisher
  • 23 de jun. de 2024
  • 2 min de leitura

Todo mundo fala que saúde mental é algo sério e nunca estiveram tão certos, assim como nos ferimos fisicamente e adoecemos, nossa mente também está sujeita a se ferir e adoecer, muitas vezes mais facilmente que nosso corpo.

É muito simples você chegar e dizer que está bem, fingir estar bem enquanto sua mente está uma bagunça e no fundo do poço. Se abrir para alguém é um passo importante na busca de ajuda, mas muito difícil de fazer, pois há aqueles pensamentos intrusivos de “será que isso que eu sinto é bobagem?”


Nunca é bobagem, jamais pense que o que você sente é insignificante e nunca deixe alguém, seja quem for, dizer que você está sendo dramático e que isso é algo “que vai passar” ou que “é só uma fase”.


A saúde mental não deve ser levada como algo secundário, se sua mente adoece, seu corpo também adoece e mesmo que você esteja bem mentalmente, procure estar em dia com a terapia, pois ela não é apenas para quando você estiver mal. Ir a terapia deveria ser como ir ao dentista ou ao médico para exames de rotina, sempre ir mesmo não estando doente. 


Terapia ajuda em muitas coisas, não só te tirar do poço, como te ajudar a se conhecer melhor, aprender mais sobre como sua mente e seu corpo funcionam para conseguir conviver bem consigo mesmo e com os demais. 


Se você está passando por uma situação complicada, por favor vá atrás de alguém que consiga te ajudar, há muitas pessoas que podem te ajudar com isso. Seja amigos, ONGs e até mesmo o Centro de Valorização da Vida que possui voluntários 24h para te ouvir.

Além disso, há psicólogos disponíveis pelo SUS, mesmo que difíceis de conseguir consulta, ainda estão ali. Há também algumas faculdades que disponibilizam atendimento psicológico para pessoas menos favorecidas e em situação de vulnerabilidade social.


Por favor, busque ajuda se sentir que sua mente está contra você!!



Posts recentes

Ver tudo
Mês acabou, mas a luta não

Junho chegou ao fim, mas não é porque o mês do orgulho acabou que nossa luta dá uma pausa e volta ano que vem. Nossa luta é diária e...

 
 
 

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page