Linguagem Neutra
- Mujigae Publisher
- 19 de jun. de 2024
- 1 min de leitura
Também pode ser chamada de linguagem inclusiva, pois tem o objetivo de evitar a exclusão de pessoas que não se identificam com a utilização de pronomes binários "ele/ela".
Normalmente substituímos os pronomes binários por "elu" e mudamos o "dele/dela" para "delu". Alguns também utilizam o "@" ou o "X", entretanto isso prejudica a acessibilidade, pois ambos não apresentam som, o que não permite que leitores de tela leiam tais palavras.
Não é em todos os momentos que vamos utilizar pronomes ou que precisamos utilizar, às vezes podemos desviar e utilizar palavras que já não possuam um gênero. Assim como não utilizar mais palavras como "mulher" e "homem", mas sim "pessoa" ou "indivíduo", dando maior inclusão.
A língua está sempre em constante evolução, pois precisa se adequar ao mundo e não será de um dia para o outro que todo mundo vai aprender e vai utilizar a linguagem neutra sem qualquer preconceito. Ainda existem estados que barram a utilização dela, mas com uma constante luta por direitos, acreditamos que não vá demorar para que seja algo comum e utilizável no meio social.
Logo vamos estar falando "amigue" de forma natural e vendo mais e mais as pessoas utilizando a linguagem neutra com quem se identifica com tais pronomes. O importante sempre será o respeito.
Você utiliza a linguagem neutra em seu dia a dia? Conhece alguém que prefere os pronomes “elu/delu”? Para você, a linguagem neutra deve ser usada sem distinção ou com pessoas que o preferem?
Obrigado por ler, lembre de curtir, comentar e compartilhar <3
コメント