Heteronormatividade e cisgênero
- Mujigae Publisher
- 17 de jun. de 2024
- 1 min de leitura
O que te vem na cabeça quando pensa em normal? Bom, em mim vem uma enxurrada de pensamentos que o meu eu desconstruído e militante repudia demais, mas ainda permeia o senso comum.
E nesse senso comum temos a heteronormatividade, que pesquisando no doutor google recebemos o seguinte diagnóstico: “A heteronormatividade é a ideia de que apenas relacionamentos heterossexuais - isto é, entre pessoas de sexos opostos - são considerados corretos ou normais. Como a própria construção da palavra sugere, o conceito coloca a heterossexualidade como norma na sociedade”.
Mas ela vai além disso, ela permeia até o meio LGBT entre casais gays, lésbicos, e queers no geral, onde uma pessoa TEM que fazer o “papel feminino” e a outra o “papel masculino”. E isso é muito problemático, e em tantos níveis…
E dentro dessa problemática entra a questão de gênero, pois nesse “diagnóstico” só se põem o “sexo oposto” ou seja, cis-gêneros opostos, pessoas que se identificam com seu sexo biológico.Pessoas trans também são escanteadas da heteronormatividade, mesmo que uma mulher trans seja hetero e se relacione com um homem (seja ele cis ou trans), ela ainda estará fora dessa cota de “normalidade” social.
São questões extremamente complexas que segregam pessoas e se enraízam nas entranhas de várias camadas, dentro e fora da comunidade.
Como a heteronormatividade influencia e impacta na sua vida? Você segue algum preceito da heteronormatividade mesmo que sem querer? Use os comentários para nos contar sobre sua experiência.
Obrigado por ler, lembre de curtir e compartilhar <3
Comentarios