top of page

Estereótipos

  • Foto do escritor: Mujigae Publisher
    Mujigae Publisher
  • 16 de jun. de 2024
  • 2 min de leitura

Estereótipo de acordo com o dicionário é “algo que se adequa a um padrão fixo e/ou geral ou no que cerne ao conceito ou imagem preconcebida, padronizada e generalizada pelo senso comum sobre algo ou alguém, é utilizado especialmente para delinear e rotular distinções quanto a aparência, naturalidade e comportamento”. Ou seja, uma caixinha ao qual é imposta aos demais.


Vemos isso no simples nascimento de um bebê, se essa criança nasce com vagina logo lhe é colocado um brinco na orelha com dias de vida. Sem questionar, sem pensar, sem refletir. Apenas um “click” na pistolinha da farmácia, e acabou.Se o bebê nasce com um pênis o cabelo jamais pode passar da altura das orelhas, caso contrário, o quanto essa mãe vai ouvir não é brincadeira.


E isso é o básico do básico, e eu sei que vocês sabem disso. Agora e para a nossa comunidade? Quais os estereótipos que colocamos e nos é colocado?

Além desses heteronormativos e patriarcais falados acima, existem aqueles que nós mesmos reforçamos e nem nos damos conta, por exemplo, acreditar que mulheres lésbicas serão “truculentas” e tem uma obrigação com estilo de roupa, cabelo e, pasmem, estilo musical. HAHAHAHAJá para homo-masc, as gays, vemos o esperado “engraçadão”. Esperamos que a pessoa seja pura risada, brincadeira e palhaçada, só por conta da sexualidade.Isso quando não é imposto (em ambas sexualidades) que a pessoa performa (sexualmente falando) em uma posição ou outra apenas por seu estilo pessoal…


É cansativo demais ser imposto nessas caixas, e mais ainda sair delas. Até porque as pessoas que saem são muitas vezes excluídas ou endeusadas como se fossem exóticas, ao invés de apenas serem tratadas como pessoas normais, como são.


Eu só dei alguns exemplos, mas eu quero saber de você, qual o seu estereótipo  de estimação? (hahaha) E aquele que você detesta? Tem algum que você gosta ou mesmo segue? Como se sente sobre os que te abrangem?

Obrigado por ler, te espero nos comentários <3

Posts recentes

Ver tudo
Mês acabou, mas a luta não

Junho chegou ao fim, mas não é porque o mês do orgulho acabou que nossa luta dá uma pausa e volta ano que vem. Nossa luta é diária e...

 
 
 

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page